Pesquisar
Close this search box.

Veja um resumo da 26ª. Conferência Nacional dos Bancários

A 26ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro aconteceu em São Paulo, nos dias 7 a 9 de junho, debateu os desafios da categoria e definiu a pauta de reivindicações e as estratégias de negociação da Campanha Nacional dos Bancários 2024.

De acordo com Paulo Malerba, presidente do nosso sindicato, a conferência nacional deste ano proporcionou importantes análises para subsidiar a campanha salarial deste ano: “Estamos preparados iniciar as negociações com os bancos. Sabemos que eles também estão preparados, então precisamos nos manter unidos para superarmos cada obstáculo e conquistar nosso aumento real de salários e a ampliação de nossos direitos”

Além de nosso presidente, nossa região foi representada pelos seguintes diretores e diretoras do sindicato: Douglas Yamagata (Bradesco), Letícia Mariano (Itaú), Valdir Arruda Pereira (Bradesco), Pâmela Leite (Itaú), Mayara Carvalho (Caixa), Cássia Máximo (Santander), Dayane Silva (Santander), Jaqueline de Oliveira (Bradesco), Juliana Martinelli (Banco do Brasil) e Gerson Carlos Pereira (Bradesco).

Jaqueline Oliveira, diretora do sindicato, destacou a importância da participação das diversas delegações: “A construção da Conferência Nacional e da Campanha Salarial é muito participativa. O desafio de reunir os anseios de uma categoria com representação nacional é grande e conseguimos cumprir muito bem essa missão”.

No primeiro dia foram apresentadas palavras de dirigentes de todas as partes do país. Também foi lançado o livro “10 anos da Operação Lava Jato: impactos nos empregos e na soberania nacional”, organizado pelas juristas Gisele Cittadino e Carol Proner, e que reúne a análise de especialistas do direito, da imprensa e economistas. O jornalista Luis Nassif, autor de um dos artigos contidos na obra, participou da mesa de lançamento para fazer um balanço da conjuntura política.

O segundo dia começou com análises da situação atual no país e no mundo para compreender melhor os aspectos que influenciam nossa categoria e as negociações.Pedro Serrano analisou a conjuntura nacional e as ameaças da extrema direita no Brasil e no mundo. Depois Sérgio Amadeu palestrou sobre “IA e seus impactos na vida, no emprego e na sociedade”.

No período da tarde foi apresentado uma análise dos resultados dos bancos, algo que impacta diretamente nas negociações e, em seguida, foram apresentados os resultados da Consulta Nacional dos Bancários 2024.

No terceiro e último dia os participantes conheceram a proposta da comunicação da Campanha Nacional, elaborada pelos profissionais de comunicação da Contraf-CUT em diálogo com o Coletivo Nacional de Comunicação, que conta com participantes de sindicatos de todo pais.

E no final do encontro, o momento mais esperado foi a apresentação das reivindicações que vão compor nossa pauta de negociação com os bancos. Ela foi dividida em nove eixos:

I. Aumento real de 5% (inflação + 5%), PLR maior e ampliação de direitos;

II. Fim do assédio e dos Instrumentos Adoecedores na Cobrança de Metas;

III. Representação de todos os Trabalhadores do Ramo Financeiro;

IV. Defesa dos empregos, impactos dos avanços tecnológicos no trabalho bancário;

V. Redução da taxa de juros para induzir o crescimento econômico e geração de emprego e renda;

VI. Reforma tributária: tributar os super ricos e ampliar a isenção do IR na PLR;

VII. Fortalecimento das entidades sindicais e da negociação coletiva;

VIII. Ampliação da sindicalização;

IX. Fortalecimento do debate sobre a importância das eleições de 2024 para a Classe Trabalhadora na defesa de seus direitos e da Democracia: eleger candidatos e candidatas que tenham compromisso com esta pauta.

 

A expectativa é que ainda nesta semana a minuta seja entregue à Fenaban, dando início às negociações!

 

 

Confira a seguir uma seleção de fotos da conferência!

 

Compartilhe!

Seu Banco

Seu Sindicato