Destaques da 25ª. Conferência da FETEC-CUT/SP

A FETEC-CUT/SP iniciou sua 25ª. Conferência na manhã do dia 29, sábado, com a mesa composta por presidentes dos 14 sindicatos que compõem a base da Federação. Jundiaí esteve representada com parte de sua diretoria.

Paulo Malerba, presidente do sindicato de Jundiaí com representações de outros sindicatos.

Paulo Malerba, presidente do Sindicato dos Bancários de Jundiaí esteve presente e destaca que: “a conferência estadual da FETEC CUT/SP foi um verdadeiro fórum de articulação e diálogo, onde sindicatos de todo o estado se uniram para traçar caminhos que visam a defesa dos interesses da categoria e o enfrentamento das adversidades do cenário socioeconômico atual.”

A delegação de Jundiaí e região contou com a presença de Antonio Sena, Anderson “Tubarão”, Carlos Azevedo Alves,  Cassia J. Máximo, Dayane Pereira, Douglas Yamagata, Elvis Bartholomeu, Juliana Martinelli, Leticia Mariano, Mayara Carvalho, Natal Gomes, Pamela Leite, Paulo Malerba, Paulo Mendonça e Valdir Arruda.

Delegação de Jundiaí e região presente na 25ª. Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP.

 

 

A conjuntura nacional e os bancários

A secretária-geral da FETEC, Ana Lúcia Ramos Pinto, e a presidenta Aline Molina, abriram os trabalhos. A primeira parte da agenda foi tomada por análises da conjuntura do país. O deputado estadual Luiz Claudio Marcolino falou sobre o novo momento e as conquistas no governo Lula para a garantia e ampliação de direitos de toda a categoria.

Juvandia Moreira, presidenta da Contraf-CUT e vice-presidenta da CUT, falou sobre reconstrução: ”Temos que pensar a reconstrução do Brasil com nos temas que consideramos de suma importância pra tornar o país socialmente justo e ambientalmente sustentável”.

Nesse ano a CUT completa 40 anos e os bancários estão com a Central desde a sua fundação. ”Temos muito orgulho dessa história, celebrando o aniversário da CUT, fundada no Dia dos Bancários, em 28 de agosto”.

Consulta Nacional

O diretor de Relações Sindicais da FETEC-CUT/SP, Valdir Machado de Oliveira, apresentou o recorte do estado de São Paulo da Consulta Nacional com o bancários, durante a 25a Conferência da FETEC-CUT/SP.

Dentre outros dados, a consulta apontou que 35% dos bancários que responderam tomam medicamentos controlados; 76% relataram preocupação constante com o trabalho, cansaço e fadiga constante, desmotivação, vontade de não ir trabalhar, dificuldade para dormir, mesmo aos finais de semana; 46% defendem maior participação dos bancários na definição das metas; e 36% querem que as metas levem em consideração critérios como porte da unidade, a região, o número de empregados e a carteira de clientes.

A consulta apontou ainda que 74% dos participantes são a favor da regulamentação da internet; 71% consideram muito importante a taxação de grandes fortunas; 63% defendem fim da isenção de imposto pagos a acionistas; e 81% consideram muito importante a isenção do IR sobre a PLR.

Questionário pode ser preenchido até o dia 2 de agosto e resultado completo será apresentado na Conferência Nacional, que acontece de 4 a 6 de agosto.

 

Lançamento da Campanha de Sindicalização 2023

 

Com o tema “Agora só falta você “, durante a conferência foi a FETEC-CUT/SP lançou a Campanha de Sindicalização 2023. A campanha é realizada pela entidade desde 2011 e tem a missão de ampliar e discutir a importância dos trabalhadores e trabalhadoras se associarem aos sindicatos de suas bases.

“É a partir da força coletiva dos sindicatos que temos maiores e melhores condições de negociar a garantia e ampliação de direitos para toda a categoria bancária e financiária”, disse Aline Molina, presidenta da Federação e membro do Comando Nacional dos Bancários.

De acordo com Ana Lúcia Ramos Pinto, secretária-geral da entidade, o objetivo da campanha é demonstrar aos bancários e bancárias da nossa base a importância de se filiar aos seus sindicatos: “É preciso lembrar que tudo o que conseguimos até hoje na categoria não são benefícios oferecidos pelos bancos mas direitos conquistados à base de muita luta. E tudo isso só tem sido possível porque temos sindicatos fortes e comprometidos”.

Diretora Cassia J. Máximo no lançamento da campanha de Sindicalização 2023.

Conheça o Plano de Lutas da categoria, aprovado na conferência.

Mais destaques da Conferência podem ser encontrados nas redes da FETEC-CUT/SP.

Confira algumas fotos do evento na Galeria de Fotos.

 

Com informações e fotos da FETEC-CUT/SP

Compartilhe!

Seu Banco

Seu Sindicato