Utilize o simulador e calcule a PLR Caixa 2021

A PLR Caixa 2021 e a PLR social Caixa 2021 devem ser pagas aos bancários da Caixa Econômica Federal até 30 de setembro de 2021. Para saber quanto você vai receber na PLR Caixa Federal 2021 o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, com assessoria do Dieese, preparou um simulador.

A PLR Caixa Federal (PLR CEF) é determinada pelo lucro anual do banco. O pagamento da PLR Caixa Econômica Federal 2021 será efetuado em duas parcelas, a primeira sendo creditada até 30 de setembro, e a segunda parcela até 1º de março de 2022, quando o lucro de 2021 da Caixa já estiver consolidado. Ou seja, a PLR dos bancários é dividida em duas parcelas e a primeira, ou antecipação, deverá ser paga até 30 de setembro, junto com a PLR Social Caixa Federal, também conhecida como PLR Social CEF; e a segunda, parcela será paga até primeiro de março de 2022.

Para saber tudo sobre a PLR bancários 2021, acesse esta página, que contém o simulador todas as informações necessárias para você entender como é feito o cálculo.

A Caixa Econômica Federal é um banco 100% público com forte atuação social, responsável por administrar o FGTS e programas sociais, como o Fies, Prouni, Bolsa Família, Casa Verde Amarela etc. Por ser um banco 100% público, o cálculo da PLR Caixa Econômica Federal 2021 é determinado através de um acordo coletivo próprio. (ACT PLR Caixa 2021).

Assim como ocorre nos bancos privados, o pagamento da PLR Caixa é divido em duas parcelas. Sendo a primeira parcela paga até 30 de Setembro de 2021 e a segunda parcela até 1º de março de 2022.

As regras de cálculo da PLR Caixa 2021 são diferentes das regras negociadas com os banco privados.

Diferentemente dos bancos privados, a primeira parcela da PLR CEF 2021 é equivalente a 50% do valor total da PLR.

A PLR CEF é composta por dois módulos, o módulo Fenaban e o módulo Caixa (conhecido também como PLR Social). O módulo Fenaban é formado pela regra “90% do salário + valores fixos”, já a PLR Social Caixa é equivalente a 4% do lucro do banco divido para todos os empregados.

Importante ressaltar que o valor total da PLR Caixa Econômica Federal está limitado a três remunerações base por empregado.

PLR Caixa é conquista do Sindicato

A PLR dos bancários é uma conquista importante da categoria – junto do movimento sindical –, que foi a primeira a garantir esse direito em Convenção Coletiva de Trabalho Nacional, em 1995.

Desde então, a PLR passou por muitos ajustes e melhorias, resultando em valores cada vez maiores aos bancários. Nada mais justo, já que são os trabalhadores bancários que constroem com a sua força de trabalho o lucro das instituições financeiras. Por meio da PLR, uma parte desse lucro é destinada aos trabalhadores que podem assim elevar sua remuneração anual.

PLR Social Caixa – Uma luta dos empregados

PLR Social Caixa Econômica Federal é fruto da luta dos trabalhadores e das entidades representativas. A conquista da PLR Social CEF é fruto da Campanha Nacional Unificada (campanha salarial) de 2010, e foi uma forma de valorizar os trabalhadores por tarefas relacionadas com programas sociais do governo federal operacionalizados pelo banco público.

Em 2020 foi primeira vez que uma direção da Caixa desrespeitou os trabalhadores alterando o pagamento da PLR Social Caixa. O movimento sindical cobra que a PLR Social Caixa Econômica Federal 2021 seja paga da forma determinada pelo Acordo Coletivo de Trabalho 2021 (ACT PLR Caixa 2021).

Neste ano, por conta do acordo de dois anos, conquistado em 2020, os bancários já têm definido aumento acima da inflação para os reajustes nos salários, demais verbas e PLR Caixa Federal 2021, além de todos os direitos garantidos na Convenção Coletiva de Trabalho e nos acordos coletivos de trabalho específicos de bancos públicos, com validade até 31 de agosto de 2022.

Em 2020, em âmbito nacional, a PLR conquistada pela categoria bancária injetou por volta de R$ 6,2 bilhões na economia. Os dados são do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email