O Sindicato dos Bancários de Jundiaí e região realizou hoje (28) uma manifestação em frente à agência do Bradesco da Barão de Jundiaí como contestação às práticas de assédio moral do gerente regional, como, por exemplo, o abuso na cobrança de metas e o cancelamento das férias do final de ano dos funcionários para atingir metas em vendas de consórcio no intuito de ganhar uma viagem.
A atividade contou com o apoio do Sindicato dos Bancários de Bragança e região, também gerenciada pelo Regional de Jundiaí. “Essa atividade é de caráter regional, pois a conduta deste gestor é uma prática que afeta toda nossa região e por isso estamos aqui para fortalecer essa luta.”, disse Isabel Machado, presidente do Sindicato dos Bancários de Bragança Paulista e região.
Após pressão do Sindicato, o Bradesco revogou o cancelamento das férias dos funcionários, se prontificando a reorientar o gestor em sua conduta. O Sindicato retardou a abertura da agência do Bradesco e realizou reunião com funcionários para repassar o compromisso do banco em intervir na questão de tais casos de assédio moral.
Combate ao assédio moral
Segundo Douglas Yamagata, presidente do Sindicato dos Bancários de Jundiaí e região, a luta contra o assédio é uma das prioridades do Sindicato. “Temos recebido inúmeras denúncias que comprovam o quão pressionados estão se sentindo os funcionários dos bancos. A busca por metas tem sido um abuso constante, levando nossa categoria ao adoecimento. Os banqueiros precisam entender que essa prática da meta abusiva também prejudica a empresa, porque as vítimas de assédio adoecem e passam a produzir menos. É um ciclo doentio que só traz desvantagens para os dois lados”, avalia o presidente.
Douglas lembra que, infelizmente, o assédio moral não é exclusividade dos trabalhadores de instituições financeiras , podendo estar presente em qualquer empresa que tenha funcionários e cargos de chefia. “É de suma importância que os empregados façam a denúncia a seus sindicatos. É preciso cortarmos esse mal que vitimiza os empregados e, consequentemente, suas famílias”.
Fonte: Seeb Jundiaí