Após a conquista da categoria bancária em sua Campanha Nacional 2016 com a ampliação da licença paternidade, que salta de cinco para 20 dias, o Sindicato dos Bancários de Jundiaí e região promove a partir de 2017 o Curso de Paternidade Responsável, voltado para os pais que pretendam ter acesso a esse novo direito.

A secretária-geral do Sindicato, Letícia Mariano, lembra que atualmente, pela CLT, a licença paternidade é de cindo dias. Com a sanção da presidenta Dilma, a licença pode ser ampliada em mais 15 dias para trabalhadores em empresas que participam do Programa Empresa Cidadã.

Para obter essa ampliação, é necessário que o bancário apresente ao banco, até dois dias após o nascimento do bebê, um requerimento solicitando a ampliação da licença, apresentando o certificado de participação no curso.

Letícia informa que o Sindicato pretende realizar o curso com periodicidade de aproximadamente quatro meses. “É necessário que o bancário se programe para obter a certificação antes de o bebê nascer. O Curso terá quatro encontros, sendo um dia na semana, com duração total de 12 horas ( 3 horas por encontro”. O primeiro encontro já está marcado para o dia 23 de Fevereiro.

Ela lembra que independentemente da certificação, as bancárias que tiverem interesse poderão inscrever seus companheiros ou companheiras para participar da formação.  “O curso de paternidade responsável visa preparar o casal para receber o bebê. Dentre os principais temas vamos abordar o parto humanizado, o pós-parto, a paternidade ética, primeiros cuidados com o bebê, entre outros temas.” informa Letícia.

A doula Flavia Alves Pena, que participa da construção do Curso, diz que o Sindicato dos Bancários mostra grande comprometimento com seus associados oferecendo ao casal esta formação. “Será um ganho imenso porque o curso vai permitir às famílias se prepararem ainda mais para a chegada do bebê”.

Quem são as doulas?

Flavia destaca que a categoria das doulas conquistou o apoio do vereador Paulo Malerba (PT), autor da Lei das Doulas, profissionais que oferecem apoio físico e emocional às gestantes durante a gestação, parto e pós-parto, o que promove, de acordo com inúmeras pesquisas, excelentes benefícios para a mulher e também aumenta a participação do pai nesse processo tão importante. “Espero corresponder com as necessidades dos casais que irão participar do curso para que possamos juntos oferecer um pós-parto mais tranquilo e seguro para mães e bebês”, ressalta.

Para mais informações, os trabalhadores bancários devem entrar em contato com o sindicato informando nome completo, telefone e o tempo de gestação para que o Sindicato encaminhe o primeiro curso, já previsto para o inicio de 2017.

Inscrições

O curso será gratuito para os associados do sindicato. As inscrições estão abertas até dia 03/ 02/ 2017.

“Basta o(a) bancário(a) entrar em contato com o sindicato, através do telefone 4806-6650 ou e-mail secretariageral@bancariosjundiai.com.br, informar nome completo, agência e banco que trabalha”.

fonte: Seeb Jundiaí

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email