ATUALIZE O SEU CADASTRO

REFORMA NO SISTEMA FINANCEIRO ESTADUNIDENSE

 

REVISTA FORUM

EUA propõem maior reforma do sistema financeiro desde 1929

Por Redação [Segunda-Feira, 31 de Março de 2008 às 18:24hs]

Um megaprojeto de 218 páginas, anunciado pelo secretário de Tesouro americano Henry Paulson, modifica de forma radical a regulação no sistema financeiro norte-americano. Pela proposta, milhares de instituições financeiras passarão a ser reguladas pelo Federal Reserve (Fed), o Banco Central estadunidense, desde os grandes bancos até seguradoras e agências imobiliárias. 
 
 Para assegurar a estabilidade do mercado financeiro, a supervisão do sistema bancário ficará a cargo de uma única agência. As cinco que atualmente desempenham essa função seriam fundidas. Desta forma, os EUA tentam evitar novos reveses financeiros, como a atual crise provocada pelos créditos imobiliários de alto risco (subprimes).

 

Paulson reconhece que a regulação no atual cenário, “não se adequa ao sistema financeiro moderno, com muitos atores, à inovação, à complexidade dos seus instrumentos financeiros, à sua integração mundial”. 
 
 Regulação 
 Intitulado “Modelo para a reforma da regulação” (Blueprint for Regulatory Reform), o documento foi concluído dois meses antes do início da crise do mercado hipotecário, em agosto de 2007. Paulson destacou que as medidas não são uma resposta à atual crise econômica, mas sim uma forma de “modernizar” o sistema financeiro do país. O secretário acrescentou que as medidas não devem ser decididas “em meio a situações de estresse” e que “não poderão e não serão implementadas até que as atuais dificuldades enfrentadas pelo mercado tenham sido superadas”.
 
 O plano complementa medidas anteriores anunciadas pelo governo norte-americano com a finalidade de minimizar os impactos da crise imobiliária. Já havia sido criado um pacote de estímulo econômico de US$ 168 bilhões por meio de restituições de impostos aos contribuintes.

Leia os comentários:

EUA propõem maior reforma do sistema financeiro desde 1929

Plano anunciado pelo secretário do Tesouro americano, Henry Paulson, em Washington, concentra poderes no Federal Reserve e pretende regular milhares de instituições financeiras do país

Segunda-Feira, 31 de Março de 2008 às 18:24hs

RAFAEL REIS - 31/3/2008 23:04:00
Será que o anarquismo de mercado ou neoliberalismo financeiro acabou? Não. Mas para manter a sustentabilidade do sistema passa pela regulação frente a ganância desenfreada dos mercenários capitalistas (caso contrário o regime não perdura )sobre tudo os usurários banqueiros. O que dirá os “neoliberais” tupiniquins, diante de seus devaneios e arroubos de louvor a barbarie e vale tudo capitalista? Bem, acredito que formularam alguma outra mentira bem contada.

 

Compartilhe!