REVISTA FORUM
EUA propõem maior reforma do sistema financeiro desde 1929
Por Redação [Segunda-Feira, 31 de Março de 2008 às 18:24hs]
Um megaprojeto de 218 páginas, anunciado pelo secretário de Tesouro americano Henry Paulson, modifica de forma radical a regulação no sistema financeiro norte-americano. Pela proposta, milhares de instituições financeiras passarão a ser reguladas pelo Federal Reserve (Fed), o Banco Central estadunidense, desde os grandes bancos até seguradoras e agências imobiliárias.
Para assegurar a estabilidade do mercado financeiro, a supervisão do sistema bancário ficará a cargo de uma única agência. As cinco que atualmente desempenham essa função seriam fundidas. Desta forma, os EUA tentam evitar novos reveses financeiros, como a atual crise provocada pelos créditos imobiliários de alto risco (subprimes).
Paulson reconhece que a regulação no atual cenário, “não se adequa ao sistema financeiro moderno, com muitos atores, à inovação, à complexidade dos seus instrumentos financeiros, à sua integração mundial”.
Regulação
Intitulado “Modelo para a reforma da regulação” (Blueprint for Regulatory Reform), o documento foi concluído dois meses antes do início da crise do mercado hipotecário, em agosto de 2007. Paulson destacou que as medidas não são uma resposta à atual crise econômica, mas sim uma forma de “modernizar” o sistema financeiro do país. O secretário acrescentou que as medidas não devem ser decididas “em meio a situações de estresse” e que “não poderão e não serão implementadas até que as atuais dificuldades enfrentadas pelo mercado tenham sido superadas”.
O plano complementa medidas anteriores anunciadas pelo governo norte-americano com a finalidade de minimizar os impactos da crise imobiliária. Já havia sido criado um pacote de estímulo econômico de US$ 168 bilhões por meio de restituições de impostos aos contribuintes.