Real ABN segue no topo de reclamações do BC O Banco Central divulgou nesta terça-feira, dia Dentre as dez reclamações mais freqüentes estão: atendimento, fornecimento de documentos, liquidação antecipada, prazos não estabelecidos/cumpridos, fornecimento de informações, transparência nas relações contratuais, produtos/serviços não solicitados, tarifas e contas/débitos. Conforme a Federação dos Bancários da CUT de São Paulo (FETEC/CUT-SP), o resultado divulgado pelo BC reflete o clima de insegurança e instabilidade vivido por funcionários e clientes do Real ABN desde o início dos debates sobre a fusão do banco. Breve histórico – Em 2007, ampliaram-se os rumores de uma possível venda/fusão do conglomerado ABN Amro. Já no dia 08 de outubro, foi anunciada a compra da instituição financeira pelo consórcio formado entre os bancos Santander, Fortis e o Royal Bank of Scotland (RBS). Considerada por especialistas como a maior operação de compra/fusão já realizada no setor bancário mundial, a transação continua gerando muitas dúvidas e especulações, especialmente no que se refere à garantia de emprego e direitos adquiridos. O fato é que passados três meses do anúncio oficial de compra nenhum esclarecimento foi dado a clientes e funcionários. Jornalista: Michele Amorim