ATUALIZE O SEU CADASTRO

Paulo Malerba homenageia Roberto Oda na última sessão da Câmara

Na última sessão da Câmara deste ano (20/12) , o vereador Paulo Malerba (PT), homenageou três pessoas que já se foram, mas deixaram suas marcas de trabalho, criatividade, ética e amor pela cidade. Além da filósofa, bancária e ativista cultural Ema Iva Pelegrini, e da servidora do INSS Rubene Maria Gianneschi Orlando, Malerba também homenageou Roberta Oda, falecido neste ano. Oda era aposentado pelo Banco do Brasil, foi diretor do Sindicato e presidiu a AABB por mais de 10 anos.

A Câmara aprovou projeto do vereador para que uma área pública, na Rua Roberto Gáspari, no Fazenda Grande, leve o nome de Roberto Oda.

Confira a homenagem na íntegra:

**************

Roberto Oda nasceu em 20 de janeiro de 1960 na cidade de Campo Limpo Paulista. Aos dois anos, mudou-se com sua família para Jundiaí, residindo no tradicional bairro da Vila Arens por 20 anos.

Graduou-se em Educação Física em 1983 pela ESEF (Escola Superior de Educação Física de Jundiaí) e foi funcionário do Banco do Brasil desde 1981, onde se aposentou neste ano de 2016.

Presidente da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil de Jundiaí) por mais de 10 anos, era também dirigente regional da Fenabb (Federação Nacional das Associações Atléticas Banco do Brasil) e dirigente no Sindicato dos Bancários de Jundiaí e Região.

Foi jogador de futebol amador em conhecidas equipes da nossa cidade e região. Atuou como atleta de judô na Academia Fagundes e, como professor de educação física, foi treinador de futsal da categoria juvenil do Juventus FC por três anos, tornando-se campeão em 1985.

Trabalhou em diferentes agências do Banco do Brasil, instituição na qual permaneceu por 35 anos e fez muitos amigos. Oda era uma pessoa querida por seus colegas de trabalho, que o recordam com carinho e admiração.

Defendendo o esporte como “meio de integração e educação,” assumiu a presidência da AABB e realizou seu objetivo de ampliar a participação da comunidade nas atividades da associação, que passou também a apoiar iniciativas de outras organizações e clubes. Foi um dos criadores da escolinha de futebol para garotos de oito a dezoito anos, da equipe de voleibol feminino e da equipe de futsal, ganhando inúmeros títulos nas diversas categorias que competiam.

Roberto Oda faleceu recentemente, em 13 de setembro de 2016. Era casado com Marlene Maciel Oda e pai de Camila Fernanda Oda, Caroline Oda, Eduardo Roberto Oda e Gabriele Oda. Em sua trajetória, marcada por ativismo social e sindical, teve colegas e amigos que, junto a seus familiares, reafirmam esta merecida homenagem.

 

Compartilhe!