Microempresários repudiam posição de Serra sobre Mercosul

A Cúpula Eurolatinoamericana de Microempresas e Economia Social, realizada de 3 a 6 de maio em Cáceres, Espanha, aprovou uma moção de repúdio às declarações do candidato tucano à presidência do Brasil, José Serra, caracterizando o Mercosul como uma “farsa” e defendendo a sua “flexibilização”. 

A nota aprovada pelos empresários reunidos na Espanha defende o Mercosul como o “mais importante acordo econômico e cultural da América Latina”. Além disso, adverte para os riscos de, no atual quadro de crise internacional e com um enfraquecimento da integração, as grandes corporações ampliarem seu poder em detrimento das empresas latinoamericanas. 

O encontro de Cáceres aprovou também a criação da Eurolatim - Associação Eurolatinoamericana de Micros, Pequenas e Médias Empresas que terá como objetivo buscar uma maior integração social e econômico entre os povos da Europa e da América Latina. 

Veja a íntegra da nota aprovada na reunião de cúpula:

Nota de Repúdio

Os empresários latinoamericanos reunidos em Cárceres, Espanha entre os dias 03 e 06 de Maio para a “CUMBRE EUROLATINOAMERICANA DE MICROEMPRESAS Y ECONOMIA SOCIAL” que resultou na Fundação da EUROLATIM 98% - Associação Eurolatinoamericana de Micros, Pequenas e Médias Empresas que tem como objetivo principal buscar uma integração social e econômica entre os povos alicerçadas nos princípios da sustentabilidade, repudiam fortemente as manifestações do candidato a presidência da República do Brasil, Sr. José Serra, que propõe substituir o Mercosul e as demais alianças regionais por tratados de livre comércio.

Considerandos:

O Mercosul é o mais importante acordo econômico e cultural da America Latina.
No atual momento de crise o Brasil sair do Mercosul é abrir espaço para que as grandes corporações internacionais ampliem seus interesses em detrimentos das empresas LatinoAmericana.

Esperamos que o candidato venha a público e esclareça sua posição que só interessa àqueles que sempre produziram pobreza e desigualdades em nosso continente.

Assinam esta nota:

ALAMPYME - Associalção Latino Americana de MIPYMEs 

ALAMPYME - Capítulo México

AMPYME - Asemblea de Pequenã e Mediana Empresas de Argentina.

ANMYPE - Asociación Nacional De Micro Y Pequeñas Empresas de Uruguay

CAMARA DE LA PEQUEÑA INDUSTRIA DEL GUAYAS de Equador.

CONFAGAN - Cofederación Nacional de Agricultores y Ganaderos de Venezuela.

CONUPIA - Confederación Nacional Unida de La Pequeña y Micro Empresas do Chile.

FEBOPI - Federación Boliviana de La Pequeña Industria

FEPAMI - Federación Paraguaya de Micro Empresários

UPTA - Unión de Profesionales Trabajadores Autónomos de Espanha

Fundación para La Internacionalización do Soft Livre de Espanha


Fonte: Agência Carta Maior

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email