ATUALIZE O SEU CADASTRO

Meirelles: expectativas para inflação estão estáveis

O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, disse hoje que a instituição continua firme no compromisso de trazer a inflação para dentro da meta e que isso ficou claro na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), quando a Selic (a taxa básica de juros) foi elevada em 0,75 ponto porcentual, para 9,50%. “Estamos caminhando para normalização da política monetária”, afirmou Meirelles. “As expectativas de inflação para 2011 estão relativamente estáveis”, afirmou, após tocar o sino de abertura do pregão na New York Stock Exchange (Nyse).

O presidente do BC está em Nova York para participar do evento “Personalidade do Ano”, organizado pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, no qual é um dos homenageados. Meirelles disse ainda que o governo está atento aos desdobramentos da crise na Europa e que o País está preparado para “qualquer crise” e para a hipótese de piora do cenário europeu.

“Estamos preparados para encarar a crise (da Europa) se ela vier para o Brasil. É uma crise muito séria, que está sendo levada a sério na Europa e por nós, no Brasil. Mas é interessante ver como a maioria dos analistas no mercado do Brasil não acredita que a crise europeia será relevante para o País, e nós também esperamos pelo melhor”, afirmou.

Meirelles voltou a destacar as reservas internacionais, ao redor de US$ 250 bilhões, e o fato de que o crescimento da economia brasileira está fortemente apoiado no consumo doméstico.

Fonte: Economia & Negócios

Compartilhe!