ATUALIZE O SEU CADASTRO

Jundiaí participa da marcha dos trabalhadores em Brasilia

6ª Marcha da Classe Trabalhadora reúne 50 mil em Brasília PDF Imprimir E-mail
FETEC-CUT/SP   
11 /11 / 2009

A 6ª Marcha da Classe Trabalhadora pela redução a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais chegou no Congresso Nacional, em Brasília na manhã de quarta-feira (11). Aproximadamente 50 mil pessoas, representando todas as centrais sindicais participaram dos protestos. “Essa foi a melhor marcha que já realizamos. Todos os sindicatos cutistas participaram da marcha, além disso, mostramos a unidade entre todas as centrais”, disse Sebastião Cardozo, presidente da FETEC-CUT/SP.

No início da tarde, representantes das centrais foram atendidos pelos presidentes da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), e do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que receberam a pauta de reivindicações dos trabalhadores. Temer parabenizou a marcha. “A casa funciona sob pressão e isso é legítimo”, afirmou o deputado, sugerindo criar uma comissão de parlamentares a favor e contra a proposta numa espécie de conciliação para que se chegue “a um meio termo”. A comissão manterá contato com os representantes das seis centrais sindicais brasileiras.

Por volta das 13h, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) foi realizado o ato contra o interdito proibitório e a criminalização dos movimentos sociais, mas os manifestantes não puderam se aproximar do prédio, que foi cercado com grades. “Não pudemos utilizar o carro de som no STF. Não era necessária essa atitude de repressão, já que estávamos em um ato pacífico”, afirma Pedro Sardi, secretário-geral da FETEC-CUT/SP.

O presidente da CUT, Artur Henrique, mandou um recado para o presidente do Supremo, o ministro Gilmar Mendes. “As coisas têm de ser resolvidas pela correlação de forças entre patrões e empregados, sem a interferência da Justiça.”

Diversos sindicalistas de Jundiaí participaram da marcha como metalurgicos, Gráficos e Bancários. Representando nosso sindicato, estiveram presentes os diretores Gerson, Elvis e Cortezani. 

Juliana Satie com Seeb SP

 

Compartilhe!