ATUALIZE O SEU CADASTRO

Futuro só com o respeito à diversidade

Por Rose Gouvêa

Eu acredito em duas forças poderosas de conscientização social: a informação e a visibilidade. É através delas que o preconceito será combatido em sua raiz e que os guetos LGBTs (que são esconderijos internos e externos da solidão e do medo) serão abandonados.
E assim poderemos escrever um novo e justo futuro para a nossa população, construindo pontes de acesso à plenitude de sua cidadania, dignidade e inserção política/social.
A propósito do assunto, a palavra “futuro”, tão propagada em campanhas eleitorais, só terá razão de ser quando medidas efetivas de respeito à diversidade forem concretizadas. Caso contrário, a “Cidade do Futuro” não passará de uma ilusória teoria. Isto porque:
O futuro só terá vez se existir liberdade;
– O futuro só terá vez se existir o respeito às diferenças humanas;
– O futuro só terá vez quando os suicídios de crianças e adolescentes LGBTs deixarem de acontecer por conta da discriminação;
– O futuro só terá vez quando pessoas transexuais e travestis puderem caminhar livremente nesta cidade sem sofrerem violência social e policial;
– O futuro só terá vez se a nossa educação puder livremente, e sem mordaças, ensinar sobre o respeito às diferenças;
– O futuro só terá vez quando as famílias formadas por LGBTs forem reconhecidas e respeitadas;
– O futuro só terá vez quando representantes dos poderes Executivo e Legislativo do município se conscientizarem de que, por determinação da Constituição Federal, são obrigados a atenderem as demandas de TODOS os cidadãos e não escolher um grupo ou outro, de acordo com suas convicções religiosas, pessoais ou para não perder eleitores.
Aliás, preocupar-se primeiramente com seu eleitorado, antes da dignidade de vidas humanas, é algo que meu coração triste jamais entenderá. Jamais!Enfim, a concretização desse futuro não depende de slogans de campanha eleitoral, mas da atitude de cada um que se preocupa verdadeiramente com um mundo mais justo e igualitário! O exercício diário da empatia nunca se fez tão necessário no nosso presente!
Finalizo com o querido mestre Chico Xavier:
“Ontem, passado.
Amanhã, futuro.
Hoje agora.
Ontem foi.
Amanhã será.
Hoje é.
Ontem experiência adquirida.
Amanhã lutas novas.
Hoje, porém, é a nossa hora de fazer e de construir”.
Viva o Hoje! Viva o Futuro! Viva a Diversidade!

* ROSE GOUVÊA é advogada, militante LGBT de Jundiaí há 12 anos e presidente da Comissão da Diversidade Sexual da OAB de Jundiaí

 

Compartilhe!