ATUALIZE O SEU CADASTRO

Entidades promovem ato no Congresso em defesa das eleições

A Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral faz nesta terça (2), a partir das 10h, um ato no Senado pela democracia e contra a violência política.

O grupo é formado por centenas de organizações, que inclusive já apresentaram representação contra o atual governo. Segundo os organizadores, a manifestação é para cobrar “posicionamento” firme do parlamento brasileiro.

Em 20 de julho, as entidades exigiram da Procuradoria-Geral da República (PGR) providências “a fim de colocar um limite à escalada que ameaça a paz e a segurança no período eleitoral”.

Também cobraram medidas pelo “despropositado pronunciamento” de Bolsonaro diante de embaixadores, no dia 18, sobre o sistema eletrônico de votação.

Uma comitiva esteve na tarde desta segunda (1º) no TSE “para receber orientações sobre as etapas, métodos, locais e formas de fiscalização do processo eleitoral”.

Em maio, em reunião com o presidente do tribunal, Edson Fachin, a Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral firmou compromisso em defesa do atual sistema. Entre as entidades que compõem a Coalizão, estão

  • Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD),
  • Associação Juízes para a Democracia (AJD), Coalizão Negra por Direitos, centrais sindicais,
  • Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib),
  • Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)
  • e Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST)

Primeiros candidatos
O TSE recebeu nesta segunda-feira (1) os dois primeiros registros de candidatos a presidente da República. O Pros, que fez convenção domingo, oficializou o nome do “coach” Pablo Marçal. Sua vice será a policial Fátima Pérola Neggra.

O relator do pedido será o ministro Alexandre de Moraes. Já o PCB confirmou, no sábado, o nome de Sofia Manzano, tendo como vice o sindicalista Antonio Alves. Esse caso vai para o ministro Ricardo Lewandowski.

Os partidos têm prazo até sexta-feira (5) para realizar suas convenções. Depois disso, podem encaminhar os pedidos de candidatura até o dia 15.

fonte RBA

Compartilhe!