Chapa 1 – Previ para o Associado tem compromisso em defender os Direitos dos Associados e o fortalecimento da Previ

Processo eleitoral ocorrerá entre os dias 13 e 27 de julho, Sindicato apoia a Chapa 1 – Previ para o Associado

A rentabilidade da Previ começou se recuperar em abril e o crescimento foi mais acentuado em maio. O resultado de março foi negativo, provocado pela crise que afetou profundamente a economia mundial. Mas, graças à boa gestão do patrimônio e à política de investimentos consistente e responsável, a Previ permanece em equilíbrio.

O mecanismo de proteção ao patrimônio dos associados é o modelo de gestão paritária. Neste modelo, o associado tem o poder de eleger diretores comprometidos com os interesses coletivos, que protegem a Previ e aplicam os recursos com segurança, avaliando os riscos na hora de fazer os investimentos.

E quem melhor defende e amplia os direitos dos associados são os que têm histórico de defesa do funcionalismo, os membros da Chapa 1.

Para proteger seus direitos e seu patrimônio, vote Chapa 1

Esta é a chapa daqueles que sempre estiveram junto com você e com as entidades sindicais e associativas, para impedir interferências prejudiciais à Previ, seja de governos, da direção do banco ou dos agentes de mercado.

Nosso compromisso é com a manutenção e ampliação dos direitos dos associados.

Candidatos

Conheça os candidatos que trabalharão para que a Previ continue forte e sólida, investindo com segurança, orientados por análise técnica adequada e mitigando riscos para garantir a aposentadoria de toda a comunidade de funcionários do BB.

DIRETORIA DE SEGURIDADE

Wagner Nascimento - Previ para o associado
WAGNER NASCIMENTO
Associado do Previ Futuro desde a posse no BB em 2002. De Minas Gerais. Formado em Administração pela Universidade Federal de Viçosa, com pós-graduações em Gestão Previdenciária e Auditoria e Controladoria. Tem experiência em contabilidade, administração e gestão pública. É certificado pelo ICSS como Administrador de Fundo de Pensão. Foi conselheiro consultivo eleito do Previ Futuro de 2006 a 2014 e atuou como coordenador daquele colegiado. É conselheiro deliberativo eleito da Previ. É diretor do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte. Coordenou a Comissão de Empresa dos Funcionários do BB de 2014 a 2019.

CONSELHO DELIBERATIVO

         

Ernesto Izumi - Previ para o associado
ERNESTO IZUMI (titular)
Funcionário do BB desde 1985. Associado do Plano 1. De São Paulo. Formado em Administração Pública pela Universidade Sul de Santa Catarina. Pós-graduado em Ciências do Trabalho e Economia. Trabalhou em várias agências e departamentos do banco em São Paulo. Foi gerente de relacionamento e analista de crédito e risco na Diretoria de Crédito do segmento Corporate. Tem CPA20. É diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, onde comanda a Secretaria de Organização e Suporte Administrativo, cuidando das áreas de pessoal, tecnologia da informação e infraestrutura. Foi Secretário de Formação da Contraf.
Fabio Ledo - Previ para o associado
FABIO LEDO (suplente)
Associado do Previ Futuro desde a posse no BB, em 2003. Da Bahia. Trabalhou na agência Comércio Salvador (BA). Advogado formado pela Universidade Católica de Salvador. É conselheiro fiscal eleito da Previ desde 2016. Certificado em Administração de Fundos de Pensão pelo ICSS. É diretor Jurídico do Sindicato dos Bancários da Bahia e representa os bancários da Bahia e Sergipe na Comissão de Empresa dos Funcionários do BB.
Carlinhos Guimarães - Previ para o associado
  CARLINHOS GUIMARÃES (titular)
Aposentado desde 2012. De São Paulo. Ingressou no BB na agência Campos Elíseos (SP), onde foi gerente de atendimento. Formado em Gestão Pública pela Universidade Metodista, cursou Economia na PUC SP. Foi conselheiro fiscal eleito da Previ. É conselheiro deliberativo eleito da Previ desde 2016. Tem certificação em Administração de Fundos de Pensão pelo ICSS. Foi Presidente do Satélite Esporte Clube por duas gestões. Foi vice-presidente Financeiro da Federação Nacional das AABB. É conselheiro deliberativo da Anabb.
Odali Dias Cardoso - Previ para o associado
ODALI DIAS CARDOSO (suplente)
Aposentado. Maranhense, trabalhou em várias dependências do Rio de Janeiro. Formado em Economia pela Universidade Cândido Mendes. Tem MBA em Administração Pública e Marketing pela FGV. Tem especialização em Auditoria Interna e Mercado de Capitais pela FGV. Tem certificação pelo IBGC. Foi conselheiro fiscal e é conselheiro deliberativo eleito da Previ. É presidente da AABB Lagoa (RJ). Foi presidente e é conselheiro deliberativo da AAFBB.

CONSELHO FISCAL

José Eduardo Marinho - Previ para o associado
JOSÉ EDUARDO MARINHO (titular)
Ingressou no BB em 2001, no Ceará. Associado do Previ Futuro. Trabalhou em várias agências do BB, chegando à gerência média. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Ceará. Cursando MBA em Gestão e Planejamento Tributário pela FA7. Tem certificação CPA20. Foi conselheiro fiscal eleito da Cassi na gestão 2012/2016. Diretor do Sindicato dos Bancários do Ceará, onde ocupou a Presidência. Representa os funcionários do Nordeste nas mesas de negociação permanente com o BB e o Ceará nas mesas de negociação com a Fenaban.
Rene Nunes - Previ para o associado
RENE NUNES (suplente)
De Goiás. Associado do Plano 1. Tomou posse no BB em 1988. Trabalhou em diversas dependências do banco e atuou como Administrador de agência em Goiânia. Economista graduado pela Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas de Goiânia. Tem MBA em Formação Geral para Altos Executivos pela USP, curso de Governança para Conselheiros de Estatais pelo IBGC e Desenvolvimento de Competências Gerenciais pela FGV. É presidente da FENABB, a Federação Nacional das AABB. Foi presidente da AABB Goiânia e vice-presidente do CESABB Goiás.

CONSELHO CONSULTIVO DO PLANO 1

Mirian Fochi - Previ para o associado
MIRIAN FOCHI (titular)
Aposentada. De Brasília, nascida no RS. Ingressou no banco em 1982. Trabalhou no Rio Grande do Sul, Paraná e Brasília, onde foi analista de TI. Foi diretora eleita da Cassi, gestão 2012/16. Foi conselheira deliberativa eleita da Previ. Graduada em Turismo e pós-graduada em Gestão de Negócios pela Universidade de Brasília. Tem MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Tem certificação para Conselho de Administração pelo IBGC. Certificada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos. Foi diretora do Sindicato dos Bancários de Brasília e da Contraf.
Rita Mota - Previ para o associado
RITA MOTA (suplente)
Do Rio de Janeiro. Ingressou no BB em 1992. Trabalhou em várias agências e departamentos do banco e foi técnica plena na área de Recrutamento e Seleção da Previ. Formada em Psicologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Cursou MBE em Responsabilidade Social pela UFRJ. Tem extensão universitária pelo Instituto de Economia da Unicamp. Foi psicóloga colaboradora na DIREC/RESEL e educadora. Diretora do SEEB Rio de Janeiro, membro da Comissão de Empresa. Integra o Conselho de Usuários da Cassi. Foi diretora regional da Anabb. É conselheira consultiva eleita do Plano 1.

CONSELHO CONSULTIVO DO PLANO PREVI FUTURO

Cristina Santos - Previ para o associado
CRISTINA SANTOS (titular)
Do Rio Grande do Sul. Ingressou no Banco do Brasil em 2005. Trabalhou em várias agências e departamentos em São Paulo, Paraná, Brasília e atualmente em Santa Maria (RS). Exerceu a função de Assistente A. Formada em Comunicação Social e Relações Públicas pelo UniCEUB de Brasília. É dirigente da Fetrafi RS, a Federação dos Trabalhadores em Instituições Financeiras do RS. Representou os bancários do Rio Grande do Sul na Comissão de Empresa dos Funcionários do BB.
Tânia Dalmau Leyva - Previ para o associado
TÂNIA DALMAU LEYVA (suplente)
Do Paraná. Ingressou no BB em 2004. Trabalhou no CABB e em agências de Curitiba, onde é gerente de relacionamento. Tem bacharelado e licenciatura em Matemática, com ênfase em Processamento de Dados pela Faculdade Fundação Santo André. É diretora do Sindicato dos Bancários de Curitiba (PR). Integra o Conselho de Usuários da Cassi no Paraná. É conselheira consultiva eleita do Plano Previ Futuro.

Propostas

  • Manter o atual modelo de gestão compartilhada que protege a Previ de interferências externas do Governo, da direção do Banco ou de agentes de mercado que querem tirar proveito do patrimônio dos associados.
  • Cuidar para impedir projetos de lei, normas e imposições governamentais que pretendam eliminar a eleição de representantes pelos associados e entregar a gestão da Previ para agentes de mercado.
  • Defender o BB público. Se o BB for privatizado, o patrocínio do banco à Previ estará ameaçado e os direitos dos associados serão atacados.
  • Manter a gestão da Previ feita por funcionários cedidos pelo banco e associados dos planos de previdência e rechaçar propostas de terceirização.
  • Manter a exigência estatutária de que dirigente da Previ deve obrigatoriamente ser associado a um dos planos.
  • Fim do voto de minerva.
  • Defender que associados votem em alterações estatutárias e de regulamento.
  • Trabalhar constantemente para controlar e reduzir despesas administrativas, que impactam o saldo de conta do Previ Futuro.
  • Reduzir taxa de carregamento para 3%.
  • Manter a remuneração de todos os funcionários da Previ equivalente à dos funcionários do BB.
  • Administrar os planos de previdência dos bancos incorporados, para trazer estes colegas para a Previ, compartilhar e reduzir despesas administrativas.

Clique aqui para conferir a íntegra das propostas.

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email