Educador premiado conduz oficina gratuita de Animação em Jundiaí

Curso, que terá produção de curta-metragem, será ministrado pelo premiado animador Felipe Calixtre no Complexo Fepasa. Inscrições vão até 2/2.

A partir de março, o educador em animação Felipe Calixtre conduz a Oficina de Animação no Complexo Fepasa, coordenada pela Unidade de Gestão de Cultura da cidade. Com técnicas como Stop Motion, Pixelation e História da Animação, o curso tem como objetivo colocar os participantes em contato com o processo de realização audiovisual, promovendo um trabalho coletivo e colaborativo. “Vamos promover aulas teóricas que proporcionem maior conhecimento da história da animação e estimulem o senso crítico e estético dos alunos”, explica.

Dentre as curiosidades da oficina, os alunos vão poder aprender técnicas de animação, contextualizadas na época em que foram produzidas e experimentando alguma delas na prática. “O curso será finalizado com a produção de um curta-metragem coletivo, passando por todos os processos de animação”, conta Felipe.

Premiado

Felipe Calixtre foi premiado em 2014 e 2015 no Edital Conexão Cultura Brasil Intercâmbios, que promoveu e estimulou a difusão e intercâmbio cultural entre artistas e produtores culturais do Brasil e exterior. Convidado pelo Festival Internacional de Animação Monstra, em 2014 participou na mesa de debate sobre o “ensino de animação na escola” e em 2015 apresentou uma de suas oficinas em Portugal, na cidade de Lisboa. “Apresentamos técnicas como a Pixelation e a Stop Motion, criando uma sequência de animação com os próprios alunos”, conta ele.

A Oficina de Animação acontece durante o mês de março, às segundas-feiras, das 19 às 21 horas. São 15 vagas destinadas a pessoas com idade a partir de 13 anos. As datas ainda serão divulgadas.

Agenda:

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) abriu inscrições para cerca de 600 vagas em 29 oficinas gratuitas. As aulas começam em datas distintas a partir de março e terão duração de seis meses.

Os interessados devem se inscrever até o dia 2 fevereiro na Casa da Cultura, que fica no Complexo Fepasa (avenida União dos Ferroviários, 1760), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, com cópia do RG ou Certidão de nascimento do candidato e do responsável, quando menor de idade, e comprovante de residência no Município de Jundiaí.

No ato da inscrição, o candidato deverá saber a data prevista para o início da oficina de que pretende participar.

fonte: Tarantina e UGC

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *