Economia brasileira cresceu 9,3% em março, indica Serasa

SÃO PAULO - A economia brasileira apresentou crescimento de 9,3% em março na comparação com o mesmo período do ano passado, informou hoje a Serasa Experian. O resultado representa a maior taxa anual de expansão da atividade econômica desde abril de 1995. Descontados os fatores sazonais, a elevação do Produto Interno Bruto (PIB) mensal registrado em março foi de 1,8% ante o mês anterior.

Segundo a empresa de análise de crédito, sob a ótica da demanda agregada, o crescimento da atividade econômica foi determinado pela elevação de 27,8% nos investimentos produtivos (formação bruta de capital fixo) e de 11% no consumo das famílias. Também as exportações, com avanço anual de 18,5% no período, contribuíram para o resultado positivo. 

Já do ponto de vista da oferta, o setor industrial foi o grande responsável pelo avanço da atividade econômica, com crescimento de 17,7% frente a março do ano passado. O segmento de serviços apresentou uma alta mais modesta, de 7% na mesma base de comparação. 

Com o resultado, a variação estimada do PIB do primeiro trimestre de 2010 foi de 2,8% em relação ao trimestre anterior, sinalizando que a economia brasileira cresceu 11,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

Mas a expectativa dos economistas da Serasa Experian é de que o ritmo de crescimento da atividade comece a mostrar desaceleração a partir do segundo trimestre, com a retirada de estímulos fiscais, cortes orçamentários e pelos efeitos da política de aperto monetário posta em prática pelo Banco Central.

Fonte: Valor OnLine


Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email