SÃO PAULO – Débitos não autorizados foram os principais motivos das reclamações contra bancos no quarto mês do ano, conforme divulgou o Banco Central. Das 844 reclamações procedentes contra todos os bancos do País no último mês, 135 eram sobre essa operação, que representou 16% do total.
Do total referente à esse tipo de reclamação, 59 foram feitas contra o Banco do Brasil e 28 contra o Bradesco. Em seguida estão o Itaú, com 18 reclamações sobre débitos não autorizados, a CEF (Caixa Econômica Federal), com 14 reclamações desse tipo, o Santander, com 10 e o Banrisul, com duas queixas desse tipo.
O Banco da Amazônia, HSBC, o Banco do Estado do Sergipe e o BRB ficaram empatados com uma reclamação procedente sobre débitos autorizados cada um.
Em março, débitos não autorizados também estavam em primeiro lugar do ranking, com 123 queixas, 15,60% do total de 789 reclamações procedentes de todos os bancos daquele mês.
Outras reclamações
Já a reclamação com o segundo maior número de incidência foi a que se refere a saques e depósitos divergentes, com 56 ocorrências - ou quase 6,7% do total. Nesse caso, as instituições que mais tiveram reclamações desse tipo foram Banco do Brasil, com 28 reclamações, Caixa Econômica Federal (12), Itaú (9), Bradesco (5) e Santander (2).
Em terceiro, com 52 reclamações, ficaram as reclamações referentes às operações não reconhecidas, que representaram 6,16% do total. Na tabela abaixo, é possível verificar as dez principais reclamações de abril:
Reclamação | Número | Representação |
Conta - Débitos não autorizados | 135 | 16% |
Segurança dos meios alternativos - saques/depósitos divergentes | 56 | 6,7% |
Segurança dos meios alternativos - operações não reconhecidas | 52 | 6,16% |
Liquidação antecipada - cálculo valor presente - crédito consignado | 40 | 4,75% |
Tarifas - Cobrança irregular - Serviços não contratados | 38 | 4,50% |
Ouvidoria - Descumprimento do prazo de resposta | 36 | 4,26% |
Circular 3289 - Descumprimento de prazo | 34 | 4% |
Restrições aos canais de atendimento convencionais | 34 | 4% |
Conta - Encerramento | 34 | 4% |
Circular 3289 - Esclarecimentos incompletos/incorretos | 33 | 3,9% |
Bancos com mais de um milhão de clientes
De acordo com o levantamento, somente o número de reclamações contra os bancos com mais de um milhão de clientes alcançou 631 casos no mês passado. O número, frente a março, manteve-se estável, uma vez que naquele mês haviam 632 queixas procedentes contra bancos com mais de um milhão de clientes.
Frente ao mesmo mês de 2009, porém, o número de reclamações contra bancos, ainda considerando aqueles com mais de um milhão de clientes, registrou queda de 67,4%, já que naquele mês o total de reclamações somou 1.936. Débitos não autorizados e saques e depósitos divergentes aparecem entre as principais queixas dos correntistas.
Fonte: InfoMoney