ATUALIZE O SEU CADASTRO

Crescimento econômico da AL será maior que a média mundial

O estudo Situação Econômica Mundial e Perspectivas para 2010, divulgado hoje (26) pela Organização das Nações Unidas (ONU), afirma que o Produto Interno Bruto (PIB) global deverá crescer 3% este ano e 3,1% em 2011.

Para os países latino-americanos, o estudo da ONU estima um crescimento do PIB continental de 4% em 2010 e 3,9% em 2011. Porém, há um alerta direcionado para a Europa, que sofre os efeitos da crise financeira mundial.

O estudo aponta para o eventual impacto negativo que poderia ter o status fiscal dos países europeus na economia global se não forem adotadas as medidas para conter o avanço da crise financeira. Grécia, Espanha, Portugal, Inglaterra e Itália já anunciaram medidas de contenção de gastos públicos.

O diretor da Divisão de Análise de Políticas e Desenvolvimento da ONU, Robert Vos, afirmou que a crise financeira, que atingiu inicialmente a Grécia, já provoca efeitos em todo o Continente Europeu.

“Na Europa, o principal problema é o desemprego. Por outro lado, há preocupação também com os déficits orçamentários e com a dívida pública”, disse ele.

Pelo estudo da ONU, a África deve crescer 0,9% em 2010 e 1,5% em 2011. Antes da crise, o continente registrava crescimento de 2% a 3%. Vos acrescentou que, este ano, a taxa de desemprego média no mundo deve ficar em torno de 10%.

Fonte: Brasil Econômico

Compartilhe!