Correspondentes bancários estão proibidos nas agências do BB

A Resolução do Banco Central (Resolução Bacen 3.954) alterou o normativo que disciplina a contratação e atuação de correspondentes no país e, entre outras mudanças, incluiu novo artigo (17-A) proibindo a prestação de serviços de correspondentes no recinto das instituições financeiras, ou seja, nas agências.

Desta forma, desde março de 2013, estão proibidas as abordagens para oferta de produtos no ambiente interno das agências. O não cumprimento da resolução pode levar o banco a sofrer as punições por infringir as normas do Banco Central. E caso isso ocorra, é bom lembrar, o gestor da agência onde houver o delito sofrerá as sanções previstas no Informativo Interno (IN) do Banco do Brasil.

O diretor do Sindicato dos Bancários, Álvaro Pires, ressalta que a resolução foi um marco para por fim à bandalheira que havia no BB e em outras instituições financeiras que lotavam as agências de terceirizados. “É preciso lembrar que os terceirizados vivem uma situação de subemprego, com salários medíocres e sem os benefícios da categoria bancária”. O diretor destaca também que os bancos usam os terceirizados como mão de obra barata e descartável e muitas vezes os colocam em uma situação de concorrência com os funcionários, resultando em vendas casadas e mal feitas. Sem contar que todo o serviço realizado por eles precisa ser refeito por um funcionário da agência, pois as falhas são comuns e podem resultar em prejuízo para clientes e mesmo para o banco.

A Federação Estadual dos Bancários da CUT (FETEC-SP) e os Sindicatos filiados farão a fiscalização nas agências do BB e nas demais instituições financeiras a fim de fazer cumprir a resolução do Banco Central.

Fonte: Seeb Jundiaí

Compartilhe!

Seu Banco

Seu Sindicato