ATUALIZE O SEU CADASTRO

Copom corta 1% na taxa Selic

Por cinco votos a favor e três contra, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciou nesta quarta-feira que decidiu cortar a Selic em 1 ponto percentual, reduzindo a taxa básica de juros a 12,75% ao ano. Foi o maior corte desde dezembro de 2003.

Segundo o Copom, inicia-se um processo de flexibilização da política monetária. A última queda dos juros brasileiros foi em setembro de 2007, onde reduziu a taxa em 0,25 ponto percentual.

Desta forma, o governo atende as pressões dos sindicalistas, que ontem realizaram protestos em todo o país exigindo a redução dos juros.

O Brasil continua sendo o país com a maior taxa de juros real, que é calculada descontando da taxa básica a taxa de inflação.

“Não basta apenas a redução da taxa selic. É necessário que os bancos se comprometam a reduzir os juros e os empresários parem as demissões. Caso contrário, pouco refrescará para saída da crise.” – afirma Paulo Santos Mendonça, presidente do Sindicato dos Bancários de Jundiaí e Região.

Compartilhe!