Pesquisar
Close this search box.
Siga nossas Redes

Comando Nacional dos Bancários entregará minuta de reivindicações à Fenaban no dia 18

No mesmo dia, trabalhadores do BB e da Caixa farão a entrega das minutas específicas de cada banco

O Comando Nacional dos Bancários entregará à Federação Nacional do Bancos (Fenaban), na próxima terça-feira (18), a minuta de reivindicações que servirá de base à Campanha Nacional de 2024, para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria.

O documento foi construído a partir de diversas conferências estaduais e regionais, em todo o país. Também foram consideradas as informações coletadas na Consulta Nacional dos Bancários, realizada entre 17 de abril e 2 de junho, 46.824 com respondentes. A minuta, ainda, foi aprovada por mais de 95% de bancários e bancárias que participaram das assembleias feitas por bases sindicais, em todo o Brasil, na quinta-feira (13). Mas, antes da fase das assembleias, também foi submetida à validação da 26ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, entre os dias 7, 8 e 9 de junho.

A diretoria do Sindicato dos Bancários de Jundiaí e Região estará presente na reunião para a entrega do documento: “A participação de nossa diretoria, assim como de outras representações dos bancários e bancárias, é importante para manifestar a força da categoria. Trata-se de uma minuta construída de modo participativo. Aqui em Jundiaí e região houve intensa participação na Consulta Nacional e em cada etapa de elaboração do documento, inclusive na sua aprovação em assembleia geral extraordinária”, afirmou Paulo Malerba, presidente do sindicato.

No mesmo dia da entrega da minuta à Fenaban, os representantes da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) e da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa também entregarão, aos respectivos bancos públicos, as minutas de reivindicações para a renovação dos Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) específicos.

“A negociação com os bancos é sempre desafiadora. Por isso precisamos do engajamento de todos que compõem nossa categoria: bancários, bancárias e outros trabalhadores e trabalhadoras do ramo financeiro. Assim construiremos uma campanha vitoriosa”, afirmou Malerba.

Entre as prioridades para a categoria, na campanha deste ano, estão o fim de cobranças excessivas para o cumprimento de metas, defesa dos empregos diante dos avanços tecnológicos no setor financeiro e reajuste com inflação mais aumento real de 5% (INPC na data-base).

Os principais eixos da minuta aprovada são:

  • Aumento real de 5% (inflação + 5%), PLR maior e ampliação de direitos;
  • Fim do assédio e dos Instrumentos Adoecedores na Cobrança de Metas;
  • Representação de todos os Trabalhadores do Ramo Financeiro;
  • Defesa dos empregos, impactos dos avanços tecnológicos no trabalho bancário;
  • Fortalecimento das entidades sindicais e da negociação coletiva;
  • A Campanha Salarial também discutirá com a categoria e a sociedade as seguintes pautas:

Ampliação da sindicalização; Redução da taxa de juros para induzir o crescimento econômico e geração de emprego e renda; Reforma tributária: tributar os super ricos e ampliar a isenção do IR na PLR; Fortalecimento do debate sobre a importância das eleições de 2024 para a Classe Trabalhadora na defesa de seus direitos e da Democracia: eleger candidatos e candidatas que tenham compromisso com esta pauta.

Acompanhe todos os detalhes aqui no nosso site e nas redes sociais!

Com informações da Contraf-CUT e dos SEEB Jundiaí

 

Compartilhe!

Seu Banco

Seu Sindicato