BANQUEIROS OFERECEM NOVA PROPOSTA. ASSEMBLÉIA AMANHÃ ÀS 9:30 HS

Após duas semanas de greve, os banqueiros resolveram negociar com a categoria bancária. Há pouco a Fenaban apresentou proposta que contém aumento real de salários, PLR maior e adicional independente do crescimento do lucro. 

O reajuste proposto é de 6%, que significa aumento de 1,5% acima da inflação. A PLR  proposta é a seguinte: 90% do salário mais R$1.024,00 mais 2% do lucro líquido linear (limitado a R$2.099,00). A PLR cresceu, com um importante avanço: o adicional passa a ser 2% do lucro líquido do banco, independentemente do crescimento desse lucro. Ou seja, caso os bancários aceitem a proposta, estará na Convenção Coletiva de Trabalho: todo ano tem adicional à PLR. Outra importante vitória dos bancários é o teto do pagamento da PLR. A Fenaban queria derrubar para 4%, mas a luta garantiu o teto de 15% na distribuição do lucro.

Desta forma, a categoria conseguiu garantir um novo formato para proteger o ganho dos trabalhadores todo ano. A PLR como parcela do lucro líquido dos bancos, e não como parte da variação, é uma proposta da categoria desde 2005 que foi conquistada no BB e agora avança para os outros bancos.

Para os bancários da Nossa Caixa ainda não  há definição de como vai ficar a questão da PLR. Caso não haja proposta por parte do Banco do Brasil, os funcionários poderão permanecer em greve.

 

A assembléia que definirá os rumos da Campanha Salarial será realizada amanhã (08/10), às hs na Sede do Sindicato (Rua Prudente de Moraes, 843 – Centro – Jundiaí).

 

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email