Bancários e vigilantes organizam campanha para combater 'saidinha de banco'

A cada dia, cresce o número de pessoas que, ao sacarem dinheiro de uma agência bancária, são abordadas por assaltantes. Tratam-se das 'saidinhas de banco', quando os criminosos, muitas vezes, se valem de celulares ou rádios para informar seus comparsas sobre as características de um cliente bancário que acabara de efetuar um saque.

Embora o perfil das vítimas seja variado, os maiores prejudicados têm sido os aposentados que, por inúmeras vezes, chegam a perder todo o benefício previdenciário.

Os bancos, apesar dos sucessivos recordes nos lucros, se esquivam de ações para minimizar as ocorrências, alegando ser incumbência da segurança pública.

Diante da situação, a Contraf-CUT e a Confederação Nacional dos Trabalhadores Vigilantes (CNTV) estão organizando uma campanha para coibir a prática. As entidades elaboraram em conjunto um modelo de projeto de lei municipal, visando a ampliação de equipamentos de segurança nos bancos, justamente para prevenir assaltos, garantir a privacidade das operações bancárias e melhorar as condições de trabalho dos vigilantes e bancários.

Na última sexta-feira, dia 19, a CNTV aproveitou a solenidade de posse da nova diretoria da entidade, realizada em Belo Horizonte (MG), para promover o lançamento nacional do projeto.

A Contraf-CUT, por sua vez, está orientando as entidades filiadas a promoverem lançamentos em seus respectivos estados e municípios, de maneira a incentivar o debate nas câmaras municipais de todo o país.

A FETEC-CUT/SP destaca a importância da campanha, no sentido de proteger a vida de trabalhadores e clientes bancários. “É certo que os governos devem investir mais na segurança pública, mas os bancos têm um papel social a cumprir. E, assim como contribuir para o desenvolvimento do país, as instituições financeiras podem e devem investir em segurança de forma a beneficiar toda a população”, afirma Valdir Machado de Oliveira, diretor da FETEC-CUT/SP.


Lucimar Cruz Beraldo

Fonte: Fetec/CUT-SP

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email