Nosso sindicato realizou uma assembleia virtual para deliberar sobre duas questões estratégicas para a atuação jurídica coletiva do sindicato: a autorização para celebrar acordos judiciais e a definição de percentual único para custeio de ações coletivas
A categoria aprovou, com 93,33%, a autorização para celebrar acordos judiciais coletivos e 82,22% dos participantes aprovaram a autorização para a diretoria do sindicato definir um percentual sobre os valores obtidos em ações coletivas trabalhistas vencedoras, com teto de 20%.
O valor destina-se ao custeio de despesas indispensáveis, tais como cálculos financeiros, perícias técnicas, taxas processuais, honorários advocatícios, despesas administrativas e serviços especializados.
No mercado jurídico, os honorários de êxito praticados por advogados registrados na OAB geralmente variam entre 25% e 30%. Assim, o teto de 20% proposto corresponde ao piso praticado no setor, garantindo a cobertura dos custos essenciais sem onerar excessivamente os bancários.
A Assembleia aconteceu no dia 13/02/2025 (quinta-feira), das 8h às 20h.