Decisão prejudicará atendimento à população. Empregados e entidades se mobilizam para garantir direitos
No fim da tarde desta quinta-feira (5), os empregados da Caixa foram surpreendidos com o anúncio do fechamento de três Superintendências Regionais: as SRs Pinheiros, Ipiranga e BH Norte. O anúncio, feito às agências via Lync, atinge diretamente cerca de 80 agências em São Paulo e dezenas de empregados lotados nestas Superintendências. A representação dos empregados (APCEF, Fenae, Contraf-CUT e Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região) agendou uma reunião para esta sexta-feira (6), às 8 horas, com representantes da Sured, para discutir o assunto.
O anúncio ocorreu na mesma semana em que os empregados cobraram a Caixa por maior transparência nos processos de reestruturação e, também, na mesma semana em que a Caixa divulgou balanço com lucro recorde e consolidação da perda de mercado. E, ainda, uma semana antes do início do pagamento do FGTS.
O fechamento das SRs da capital abala a estrutura de suporte aos negócios da Caixa no segundo maior centro financeiro do país, a Faria Lima, comprometendo a atuação da empresa no mercado mais competitivo do país. A SR fechada em Belo Horizonte também tinha grande importância para a região. A maior agência da Caixa no país, a Tupinambás, era vinculada à SR BH Norte.
O coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, Dionísio Siqueira, lembrou que essas unidades dão suporte à atuação das agências e são fundamentais para o trabalho de competição comercial do banco. “E esse anúncio é feito poucos dias antes do início do pagamento do FGTS para milhões de trabalhadores, o que sem dúvida prejudicará o atendimento à população”, afirma.
Dionísio afirmou que a CEE irá se reunir nesta sexta-feira (6) para discutir ações jurídicas e de mobilização para questionar a medida e garantir o direito dos empregados. Ele lembra que a liminar concedida pela desembargadora Maria Regina Guimarães, vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 10ª Região, à Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), determinando a suspensão dos efeitos da revogação do RH 151 pela Caixa Econômica Federal, garante a incorporação da gratificação de função para os empregados, quando houver dispensa da função sem justo motivo, o que é o caso dos trabalhadores que poderão perder sua função em razão do fechamento das SRs. “Precisamos garantir nossos direitos e dizer não a mais um ato do governo para desmontar e enfraquecer a Caixa”, salienta.
Fonte: Fenae e APCEFSP