Bradesco ainda não apresenta respostas aos bancários do HSBC

Banco se comprometeu a não tomar medidas negativas e a trazer mais dados na próxima reunião.

No último dia 09/06, a Comissão de Organização dos Empregados do Bradesco (COE/Bradesco) se reuniu com a direção do banco para realizar a entrega da minuta de reinvindicações específicas dos funcionários para a Campanha Nacional 2016 e discutir o emprego dos trabalhadores do HSBC Brasil e do Bradesco.

Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região, Elias Jordão, que participou da reunião, o RH do Bradesco alegou não ter respostas, neste momento, para os empregados do HSBC, pois o processo que transcorria no Cade proibia o banco de ter acesso às informações sobre qualquer área, até a concretização final do negócio.

“Quando questionamos sobre o futuro dos trabalhadores do HSBC e do Bradesco, o RH do bancou replicou a frase do presidente, segundo a qual, o Bradesco não estaria apenas comprando um banco ou um negócio, mas assumindo pessoas e um capital humano. Infelizmente, esta resposta não nos basta. Sobretudo se considerarmos que fusões anteriores sempre trouxeram resultados negativos para os trabalhadores”, afirma Elias Jordão.

Mais uma vez, o movimento sindical exigiu garantias de emprego e de não demissões, pois é evidente que as agências e departamentos de ambos os bancos trabalham com falta de funcionários. “Após nossa cobrança, o Bradesco se comprometeu a levantar todos os dados do HSBC e apresentar na próxima reunião”, afirma o presidente do Sindicato.

O banco se comprometeu ainda a não tomar nenhuma medida negativa na área de RH. “Deixamos claro ao Bradesco que existe uma grande expectativa dos funcionários de ambos os bancos e que estaremos monitorando e mobilizando os trabalhadores para reagirem às medidas que penalizem os empregos”, concluiu Elias Jordão.

Ficou pré-agendada para o dia 22 de junho uma nova reunião, para aprofundar a discussão sobre a fusão com o HSBC e suas especificidades. Na ocasião, a direção do Bradesco também ficou de trazer respostas às demais cláusulas da minuta de reivindicações específicas apresentada.

Não há garantias de emprego de 2 anos no HSBC
Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários de Jundiaí, Douglas Yamagata, não é verdadeira a informação de que há garantia de emprego de 2 anos no HSBC.
“Em meados de 2015, quando foi anunciada a aquisição do HSBC, tanto o Bradesco, quanto o HSBC, se comprometeram a não efetuarem demissões em massa. No entanto, desde este período, observamos quase 3 mil demissões no Bradesco. Já no HSBC, quase não observamos demissões. No entanto, é importante salientar que não existe nenhum acordo sobre garantia de emprego de 2 anos aos funcionários do HSBC. O que existia, era apenas um compromisso verbal em não demitir. Portanto, devemos nos manter mobilizados e atentos, pois agora com a aquisição consolidada, tudo pode acontecer.” – afirma Douglas Yamagata, presidente do Sindicato dos Bancários de Jundiaí e Região.
Fonte: Sindicato dos Bancários de Jundiaí com informações do Seeb Curitiba

Compartilhe!

Seu Banco

Seu Sindicato