Notas da APEA sobre a Funcef

1 – OC 286/2016 – MP TCU/DEST orienta as Patrocinadoras Estatais Federais a se absterem de repassar recursos aos Fundos de Pensão, em prol de Pensionistas. Dessa forma, já no mês maio/2016, a CAIXA não repassou o aporte devido, obrigando a FUNCEF a custear tais valores. O diretor do Sindicato dos Bancários de Jundiaí e Região, Paulo Bispo informa que o TCU, juntamente com o DEST decidiram  de forma equivocada não considerar os pensionistas como associados. “ Devido a tal interpretação a CAIXA não está efetuando o ressarcimento a que se refere a parcela dos mesmos no equacionamento, ficando para o(a) pensionista o pagamento do valor total do associado  mais o valor da patrocinadora.Como já foi dito, os valores de que trata a questão é o não cumprimento da tabela atuarial nos últimos três anos, o que leva o associado a ter que fazer aporte de 50% do valor a ser aportado no que se refere ao  percentual deficitário  e 50% o fará a patrocinadora,  explica Bispo.

2 – PADV – Já era de conhecimento a proposta existente, debatida em Assembleia, na FENACEF, realizada em abril de 2016. O objetivo é fomentar a discussão do ingresso dos PADVs no Saúde CAIXA. É necessário preencher o requerimento, juntando os respectivos documentos e encaminhá-los à CEPES22; direcionando a devolução dos documentos para Associação de vinculação. Após o recebimento com a NEGATIVA, serão reunidos em grande bloco para efetuar possível denúncia ao Ministério Público. É preciso enaltecer que trata-se de tentativa e devemos evitar expectativas de sucesso. O assunto faz parte da mesa permanente de negociação e a CAIXA debaterá o assunto apenas após a conclusão do GT do superávit do SAÚDE CAIXA.

3 –  Fitch atribui elevado Padrão à FUNCEF – A classificação foi para a gestão de ativos de renda fixa e variável. É o primeiro fundo de pensão brasileiro que teve seu processo de gestão de ativos avaliado por uma agência internacional de classificação de risco.

Compartilhe!

Seu Banco

Seu Sindicato