Na manhã do dia de hoje (17/02), representantes do Sindicato e do Banco Itaú, reuniram-se para discutir questões referentes ao caos instalado na agência de Francisco Morato. Estiveram representando o Sindicato os diretores Paulo Santos Mendonça, Gisele Bonati, Douglas Yamagata e Antonio Cortezani. Esteve presente o Sr. Milton C. Pinheiro, relações trabalhistas do Banco Itaú.
O Sindicato apresentou as diversas denúncias detectadas na agência, sobretudo sobre as condições de trabalho. Entre os problemas expostos estão a questão do ar condicionado (temperatura chega a 40 graus), segurança, caixa eletrônico e fios soltos na agência. O Sindicato argumentou também que a própria estrutura da agência não comporta a quantidade crescente de clientes, sendo que recentemente a agência absorveu cerca de 3.500 contas da prefeitura. O Sindicato sugeriu ao banco que sejam tomadas medidas no sentido de ampliar e mudar a localização da agência, pois apesar de Francisco Morato ser a maior cidade da região, possui apenas uma agência, enquanto que Franco da Rocha tem agência três vezes maior e Caieiras, duas agências do Itaú.
O Sr. Milton Pinheiro, comprometeu-se a averiguar as condições da agência e enviar relatório para as áreas comercial e operacional do banco, além de comunicar também, os setores de engenharia e segurança do trabalho do Itaú para que tomem providências. Comprometeu-se também, a repassar todo o andamento deste processo para que seja acompanhado pelo Sindicato.
“ O ideal é que haja mudança na localização da agência e ampliação no número de funcionários. A nosso ver, a estrutura atual além de ser precária, não comporta mais a quantidade crescente de clientes. Cidades com menor número de habitantes contam com agências maiores e com maior número de funcionários, como é o caso das cidades de Franco da Rocha e Caieiras. Assim, é imprescindível que o banco leve em consideração estas desproporções”. – comenta Gisele Bonati, funcionária do Itaú e diretora do Sindicato.
Fonte: Sindicato dos Bancários de Jundiaí e Região