Reunião com aposentados no Dia dos Bancários no Sindicato

Na manhã de hoje, Dia dos Bancários, o Sindicato realizou reunião com aposentados da região, abordando temas referentes aos fundos de pensão da Banesprev, Economus, Previ e Funcef. Estiveram presentes cerca de 50 aposentados, além de Camilo Fernandes e Walter Oliveira que são membros do Comitê Gestor do Plano II da Banesprev e Adriana Pizarro Vicente, conselheira suplente do Economus.

Com relação à Banesprev, foi feita explanação com relação à situação dos planos, principalmente o Banesprev II e V. No Banesprev II, foi explicado que o plano apresentou déficit de mais de R$700 milhões e que no entendimento do movimento sindical é devido aos problemas estruturais, principalmente pelo fato do Banco Santander não reconhecer a existência do serviço passado. Além disso, a tábua de mortalidade está defasada. Diante disso, o banco impôs contribuições mais pesadas tanto para os aposentados como os da ativa. Já no plano V, que contempla os aposentados de antes de 1975, o banco tinha títulos do governo para fazer o pagamento e corrigir os salários, mas o banco vendeu os títulos e passou todos estes aposentados para o Banesprev. O Sindicato está lutando para que o banco reconheça o serviço passado e garanta a complementação integral a todos os funcionários do antigo Banespa.

Com relação ao Economus e Previ, foram discutidos os planos de saúde, onde estão faltando médicos e mais credenciamentos. Os aposentados presentes trouxeram na reunião sugestões de novos credenciamentos e pedidos para ampliação de novos convênios. Houve breve explicação sobre o Economus, cuja preocupação é a não entrada de novos contribuintes e que pode prejudicar futuramente o fundo. Desta forma, reivindica-se a migração dos contribuintes do Economus para a Previ/Cassi.

Já na Funcef, o grande problema são as ações judiciais visando incluir na complementação as verbas do CTVA, além dos problemas referentes ao Saúde Caixa no qual reivindicamos a ampliação de conveniados.

“A reunião foi bastante frutífera, pois conseguimos debater a realidade do bancário aposentado. O objetivo é que tenhamos ainda mais adesões nas atividades futuras, ainda mais com o recém inaugurado Núcleo dos Bancários Aposentados”. – comemora Paulo Bispo, diretor do Sindicato e aposentado da Caixa.

“O encontro foi importante, pois além de tratar as especificidades de cada banco, serviu também para integrar os participantes de vários fundos de pensão, onde tivemos a oportunidade de conhecermos a realidade de cada fundo.” – comenta Paulo Santos Mendonça, presidente do Sindicato e funcionário da Caixa.

O Sindicato solicita que os bancários aposentados entrem em contato para atualização de dados, com o objetivo de ampliar ainda mais a participação no recém inaugurado Núcleo dos Bancários Aposentados. Telefone – 4521-9711, falar com Bispo.

Fonte: Sindicato dos Bancários de Jundiaí e Região

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email