Mudanças em programa revoltam funcionários do BB

Mudanças em programa revoltam funcionários do BB

Novo modelo de aprimoramento profissional prejudica diversos trabalhadores da instituição financeira

São Paulo – O Sindicato recebeu diversas denúncias de funcionários do Banco do Brasil que se sentem prejudicados com as mudanças no programa de aprimoramento profissional anunciadas pela direção da instituição financeira. As alterações foram divulgadas na quarta-feira 7.

Segundo Claudio Luis de Souza, diretor do Sindicato e integrante da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, é grande a lista de prejudicados: empregados em postos efetivos, caixas, contínuos, educadores, além de funcionários cedidos a entidades sindicais e demais comissionados com salários menores no plano de cargos.

“A empresa simplesmente cortou a verba de até R$ 215 ao ano para aquisição de livros, fazer cursos de livre escolha ou para aprimoramento profissional”, relata o dirigente. “No lugar do valor, que era ressarcido pela empresa após a comprovação do gasto, os funcionários terão acesso a cursos disponíveis na internet para serem feitos à distância. Cada funcionário terá 2 mil créditos ao ano para utilizar nos cursos, que não são obrigatórios e nem pré-requisito à sua ascensão no banco.”

De acordo com o anúncio do banco, os cursos são divididos em temas como Universo Bancário; Atendimento; Mercados, Produtos e Serviços.

Segundo Cláudio Luis, o Sindicato vinha insistindo para que o banco divulgasse informações sobre o programa, o que não ocorreu. “Como esse plano não é negociado com o movimento sindical, a empresa fez as alterações sem consulta alguma ao funcionalismo. Por isso é importante que os bancários se mobilizem nas campanhas nacionais para esse programa também seja tema de debate com os trabalhadores, que são os verdadeiros interessados na qualificação. Simplesmente cortar a verba que as pessoas já contavam é inaceitável”, completa.

Redação 8/11/2012

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email