Mesas temáticas retomam debate com Fenaban

Nesta quarta-feira (29), ocorre a primeira mesa temática do ano entre os bancários e a Fenaban. Trata-se da mesa temática de Igualdade de Oportunidade que trará logo de início o debate sobre as pendências da última reunião, realizada em 26 de agosto de 2011.

A Fenaban deverá apresentar os dados do plano de ação dos bancos para combater a discriminação no ambiente de trabalho. Os bancários querem saber se houve avanços e que ações estão sendo implantadas para ampliar a igualdade de oportunidades nos bancos após a Fenaban, dos dados do plano de ação dos bancos para combater a discriminação no ambiente de trabalho. Queremos saber se esse quadro avançou e que ações estão sendo implantadas após a realização do Mapa da Diversidade no setor.

Também estará em pauta o conteúdo dos cursos de formação de líderes da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). Os trabalhadores querem participar da elaboração dos módulos para que o curso também sensibilize os altos gestores para a questão do respeito à diferença e da igualdade de oportunidades. Outra questão é sobre o calendário de reuniões trimestrais e a democratização do acesso às vagas no setor financeiro.

A segunda mesa temática, sobre Segurança Bancária, ocorre nesta quinta-feira, 1º de março. Para a oportunidade, está prevista apresentação da estatística de assaltos a bancos da Febraban referente a 2011, conforme prevê a Convenção Coletiva da categoria.

Uma terceira mesa temática está agendada para 9 de março, sobre Terceirização, instrumento largamente utilizado pelos bancos com o claro objetivo de ampliar os lucros por meio da precarização das condições de trabalho, maior rotatividade, desrespeito às normas de segurança e saúde, entre outros.

Para os próximos dias, está previsto o agendamento da mesa temática de Saúde do Trabalhador.

Fonte: Fetec-CUT/SP

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email