Mantega: governo continuará estimulando expansão interna

São Paulo – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta terça-feira que o governo brasileiro continuará estimulando a expansão do mercado interno, e reafirmou que o Brasil crescerá neste ano mais de 4 por cento. Ele informou ainda que o governo continuará fazendo uma política cambial que evitará mais valorizações do real frente ao dólar.

“O Brasil vai crescer neste ano mais de 4 por cento. Esse é um desafio que podemos alcançar junto com os empresários, encontrando caminhos juntos e discutindo soluções”, disse Mantega durante um evento do setor de autopeças em São Paulo, acrescentando que, por outro lado, a expectativa para a economia mundial é de baixo crescimento, de um “pouco mais de 3 por cento” para este ano.

O ministro reafirmou ainda que o governo não deixará que o real ganhe força frente ao dólar, indicando que, se houver necessidade, novas medidas poderão ser tomadas neste sentido.

Mantega relembrou as medidas anunciadas na semana passada para estimular o setor industrial, e afirmou que o governo continuará impulsionando o mercado interno.

“O governo brasileiro continuará estimulando a expansão do mercado consumidor brasileiro”, disse Mantega.

O ministro disse ainda que espera que os bancos privados também reduzam taxas de juros e aumentem os financiamentos. Recentemente, os bancos estatais federais Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal reduziram os juros cobrados aos consumidores, numa estratégia do governo de forçar a competição no mercado.

Fonte: Reuters

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email