Começa 2ª edição do Curso de Promotoras Legais Populares de Jundiaí e Região

Mais de 50 mulheres já estão participando da 2ª edição do curso de formação de Promotoras Legais Populares (PLPs) em Jundiaí. Com idades entre 16 e 60 anos, as participantes vêm de cidades de toda a região, como Várzea Paulista, Jarinu, Itupeva, Francisco Morato, Campo Limpo Paulista e também de São Paulo. O encontro de apresentação deste ano, realizado no dia 06 de março, contou com a participação de Magali Mendes, uma referência no movimento em nível nacional.

A socióloga Danielle Tega informa que a atuação das promotoras é pautada por ideais de justiça, democracia, dignidade e defesa dos direitos humanos das mulheres: “É um projeto de educação popular feminista para encorajar nossa luta por direitos e políticas públicas. Todas as mulheres podem participar, não importa o nível de escolaridade. Vamos debater temas como maternidade, violência sexual, acesso à justiça, saúde, educação, etc. É também um espaço de troca de experiência e acolhimento e o apoio do Sindicato dos Bancários tem sido fundamental nesse processo”.

Usada em diferentes países, a nomenclatura “Promotoras Legais Populares” corresponde ao projeto de formação de mulheres que trabalham para o fortalecimento dos direitos da população e para o combate à discriminação e à opressão, por meio do conhecimento dos direitos e dos caminhos de acesso à justiça. As PLPs podem prestar orientação, aconselhar e promover a função instrumental do direito no dia a dia das mulheres, com intervenções individuais ou coletivas.

Agenda:
Em Jundiaí os encontros acontecem todas as terças-feiras, das 18h30 às 21h30, no Sindicato dos Bancários, na rua Prudente de Moraes, 843, no centro de Jundiaí. Excepcionalmente nesta terça-feira (13), o encontro será realizado no Sindicato dos Gráficos. Interessadas em se unir ao grupo devem fazer a inscrição pessoalmente durante os encontros.

Mais informações podem ser obtidas no site oficial e na página do facebook:

HOME


https://www.facebook.com/plpjundiai/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *