De acordo com relatório produzido pelas Naçôes Unidassobre maior participação política na internet, o Brasil aparece na 24aposição entre 193 países. Dentre os tópicos analisados, a existência de páginas na internet dos principais órgãos públicos, além da oferta de dados em sites governamentais e a infraestrutura de telecomunicaçôes.
O documento analisa também pontos a serem melhorados: o oferecimento de serviços online e a quantidade de pessoas conectadas à banda larga. Este segundo tema, por sinal, é pauta prioritária de Dilma Rousseff, que reforça a importância doPrograma Banda Larga para Todos: “A meta principal desse programa é promover a universalização do acesso de todos os brasileiros e brasileiras a um serviço de internet barato, rápido, potente e seguro”, afirma a presidenta.
Além disso, o país é referência mundial com a criação do Marco Civil da Internet, usado como texto base paralegislação específica na União. Com a aprovação do Marco, o Brasil torna-se o primeiro país a ter umalegislação específica para a redeque garante liberdade, igualdade e privacidade de dados dos usuários.
O relatório também destaca os esforços das organizaçôes brasileiras não-governamentais para combater a exclusão digital, como os centros de recondicionamento de computadores. Leia orelatório completo clicando aqui.
Fonte: Muda Mais
