O BicBanco, focado em crédito para médias empresas, começou a operar sua financeira, contratou 150 pessoas e quer crescer no varejo, destaca seu vice-presidente, Milto Bardini. “Tem muita gente querendo jogar no mesmo campo de futebol”, diz o executivo, para destacar o aumento da competição no crédito em meio as fortes taxas de crescimento do setor por conta da economia aquecida.
No crédito para médias empresas, o banco já sente maior competição dos bancos maiores, o que tem pressionado as taxas. Bradesco, Santander e Itaú Unibanco contrataram executivos e reforçaram a área para atender a demanda de empresas de menor porte. O HSBC também anunciou planos ambiciosos para o segmento e quer dobrar o número de clientes.
Para o varejo, Bardini destaca que será uma atividade complementar dentro do BicBanco e o foco do banco continua sendo o segmento de “middle market”, atendendo empresas com faturamento anual entre R$ 50 milhões e R$ 500 milhões.
Para atuar no varejo, o BicBanco comprou a Sul Financeira no final de 2009. A compra foi aprovada pelo Banco Central em abril, mas a autoridade monetária exigiu uma capitalização na empresa, de R$ 150 milhões. A capitalização ocorreu em junho, e com isso a financeira ficou pronta para operar.
Neste segundo semestre, o BicBanco pretende abrir cinco agências. No segundo trimestre, abriu quatro pontos de atendimento (Recife, São José do Rio Preto e dois na Grande São Paulo). Com isso, o banco chegou a 42 agências. A instituição fechou junho com 848 funcionários, ante 703 no mesmo mês do ano passado.
A carteira de crédito do BicBanco cresceu 55,7% no segundo trimestre, ante o mesmo período do ano passado. Entre abril e junho, o banco conseguiu 411 novos clientes corporativos. O crédito para pessoa jurídica respondeu por 98% das operações de crédito no período. No trimestre, o banco não cedeu carteiras a outros bancos. O BicBanco não dá projeções para a carteira de crédito. Bardini diz que a meta é crescer “substancialmente acima” do mercado este ano.
Fonte: O Estado de São Paulo