ATUALIZE O SEU CADASTRO

CAIXA – Realizada Reunião sobre o Projeto Piloto envolvendo os tesoureiros

Em resposta ao pedido protocolado junto à SR Jundiaí(link), foi realizada nesta quarta (23) uma reunião para esclarecimentos sobre o projeto piloto em implantação na cidade de Jundiaí.

23/11/2016 por Sérgio H. Kaneko
Participaram da reunião a Superintendência Regional de Jundiaí, a DEPES (Gestão de Pessoas), a DESCO (Canais e Operações), a APCEF/SP e o Sindicato dos Bancários de Jundiaí e Região.

Durante a reunião foram confirmados todos os itens já divulgados anteriormente por meio da matéria publicada pelo sindicato (veja matéria neste link), acrescentando-se os itens abaixo:

@ expansão prevista para 11 agências na cidade de Jundiaí em Janeiro de 2107;

@ a responsabilidade de toda a parte operacional da agência é transferida para o Gestor da Operação (tesoureiro), ficando responsável também pela administração da bateria de caixas;

@ o Gerente Geral fica responsável somente pelo comercial, atendendo a uma necessidade da realidade de mercado (?);

@ a remuneração prevista para este novo cargo equivale à de Gerente de Atendimento e Negócios IV(GAN IV), que hoje é a mesma do tesoureiro executivo;

@ a vinculação dos empregados que ocupam a função de caixa passará para esta nova plataforma;

Também foi informado que este projeto teve sua implantação inicial em uma agência situada na região de Brasília, agência esta que contava com uma lotação de aproximadamente 47 empregados, envolvendo apenas o supervisor centralizadora/filial e tesoureiro na época e que inclusive os coordenadores do projeto piloto realizaram uma visita à Plataforma de Suporte Operacional (PSO) do Banco do Brasil na região de Jundiaí, para verificar  a dinâmica do PSO na cidade, pois o projeto piloto da CAIXA é similar ao já utilizado pelo BB em nossa região.

Diante das confirmações e das novas informações, os diretores do Sindicato e APCEF/SP demonstraram grande preocupação em relação ao surgimento desta nova etapa da reestruturação dentro da CAIXA.

Convocação de última hora –  A SR Jundiaí alegou desconhecimento sobre o emprego do aplicativo Whatsapp para realizar convocações de reunião,  comprometendo-se a averiguar o emprego indevido do aplicativo, mas reconheceu que a convocação dos empregados no meio da jornada de trabalho realmente ocorreu de maneira equivocada, sem uma comunicação prévia.

“A CAIXA simplesmente não está cumprindo fielmente o que foi assinado no Acordo Coletivo de Trabalho vigente, onde ela se compromete com questões relativas aos tesoureiros executivos (cláusula 60 – ACT CAIXA 2016 ~ 2018) e com a criação de um Grupo de Trabalho(GT) para discussão das atividades referentes aos Caixas (cláusula 49, § 2º – ACT CAIXA 2016 ~ 2018). Estas mudanças envolvendo as atividades dos tesoureiros e a desvinculação dos caixas das agências terão reflexos diretos na vida pessoal de cada empregado envolvido” destaca o diretor do sindicato e empregado CAIXA, Sérgio Kaneko.

Para Paulo Santos Mendonça, diretor do Sindicato e empregado CAIXA, existe uma grande preocupação em relação aos impactos provocados pelo projeto em relação à possíveis transferências, retiradas de função e redução salarial, já que o projeto em nenhum momento foi discutido com as entidades representativas dos empregados.

Os diretores da APCEF/SP, Leonardo dos Santos Quadros e Edvaldo Rodrigues da Silva, alertaram para o fato de que a CAIXA, mais uma vez, faz surgir das sombras o fantasma da reestruturação em um momento em que novas etapas não estavam oficialmente previstas. “ A APCEF/SP acompanhará em conjunto com o Sindicato dos Bancários de Jundiaí toda a fase de implantação deste projeto piloto, inclusive sugerimos que sejam realizadas outras reuniões envolvendo os coordenadores do projeto e representantes dos empregados( SEEB Jundiaí e APCEF/SP) e ainda em relação aos caixas, levaremos as informações do projeto piloto para o GT Fim do Caixa Minuto que tem a sua primeira reunião agendada para sexta-feira(25)” concluiu Leonardo.

Ao final da reunião foi assegurada pela SR Jundiaí um canal permanente de comunicação sobre o projeto piloto.

Os diretores das entidades representativas dos empregados (SEEB Jundiaí e APCEF/SP) solicitaram que fosse coibido todo e qualquer tipo de obstáculos às eventuais visitas dos diretores das entidades às agências participantes do projeto piloto, o que foi prontamente assegurado pela SR Jundiaí.

Fonte: Seeb Jundiaí

Compartilhe!